Supermercado inglês vai entrar na casa dos consumidores para combater desperdício alimentar
A cadeia de supermercados britânica Sainsbury’s vai investir €13,7 milhões num projecto de cinco anos de combate ao desperdício alimentar. A iniciativa irá tentar perceber os costumes e hábitos de uma determinada população – para, posteriormente, os mudar –, pelo que a cadeia de supermercados procura uma cidade com 15.000 a 300.000 habitantes que tenha uma loja sua num raio de oito quilómetros.
A cidade escolhida terá de ter uma comunidade unida e capacidade para trabalhar com a marca na redução do desperdício alimentar. Segundo o Edie, algumas das inovações que serão implementadas pela Sainsbury’s incluem gadgets que serão instalados no frigorífico, para perceber quando a comida começa a ficar estragada; caixotes do lixo falantes que dão dicas à medida que o lixo é lá colocado; programas de recompensa para encorajar a reciclagem; novas embalagens que mantêm os produtos frescos durante mais tempo; e programas educativos para escolas locais e centros comunitários.
Ainda de acordo com o Edie, este é o maior projecto de sempre para combater o desperdício alimentar no Reino Unido. Até agora, os supermercados focavam-se na sua própria redução do desperdício, mas o projecto da Sainsbury’s pretende gerar estas mudanças na casa das pessoas.
As famílias britânicas gastam metade dos 15 milhões de toneladas de desperdício alimentar anual do Reino Unido – cada uma deita fora €970 de alimentos por ano.
Foto: Eloïse L / Creative Commons