Supermercado para produtos perto do fim da validade chega ao mercado português



Portugal acabou de receber o primeiro supermercado online, um espaço que vende produtos que se encontram perto ou fora da sua data de validade preferencial, com preços até 70% mais baixos.

Segundo o Meios & Publicidade, o portal GoodAfter prepara-se também para chegar a Espanha e assume-se como a loja online de combate ao desperdício alimentar, comercializando bens alimentares e não alimentares cuja data de validade “preferencial” de consumo está ultrapassada – ou perto. Os preços são “até 70% mais baixos” do que os supermercados tradicionais (online e físicos).

A loja está divida entre as secções Mercearia, Bebidas, Saúde e Bem-estar, Beleza e Higiene, Casa jardim e Auto, Animais, Bio e Comida do Mundo, oferecendo transporte gratuito para encomendas acima dos €49.

“A GoodAfter não comercializa produtos que se encontram fora do prazo de consumo, mas apenas produtos com data de consumo preferencial”, esclarece em comunicado a empresa explicando que a segurança alimentar dos produtos não está em causa.

O projecto pretende consciencializar os consumidores para a diferença entre os prazos que indicam “consumir até” e “consumir de preferência até”. A primeira é a data de validade que, quando ultrapassada, a circulação do produto no mercado torna-se ilegal, comprometendo a segurança alimentar. A data de consumo preferencial, por sua vez, é o prazo até ao qual as marcas asseguram a qualidade do seu produto, sendo que a partir daí, pode ser consumido e comercializado de forma legal.

“Todos os dias são desperdiçados milhares de produtos que poderiam ser consumidos, sem que a segurança alimentar seja posta em causa. A GoodAfter.com ajuda a combater esse desperdício”, explica Chantal de Gispert, co-fundadora do projecto. Com sede no Porto, o supermercado garante entregas em 24 horas para encomendas realizadas antes das 13 horas.

Foto: Dean Hochman / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...