Supermercados britânicos gastam 5% da electricidade do país, mas é fácil reduzir este número
Se todos os supermercados britânicos fechassem os frigoríficos e bancas frigoríficas onde guardam os frescos e carne, o país pouparia o equivalente ao dobro da electricidade gerada pela segunda maior central de carvão da Europa.
A conclusão foi do agregador Take Part, que revelou que a cadeia The Co-operative está a colocar as portas nos frigoríficos de todos as suas arcas e outras infra-estruturas frigoríficas, levando a uma poupança de €96 milhões (R$ 261 milhões) por ano.
Por outro lado, os supermercados ingleses gastam 5% de toda a electricidade do país, sendo que muita desta é utilizada para refrigerar o ambiente.
Em França, de acordo com o The Guardian, os supermercados assinaram um acordo voluntário para colocar portas em três quartos dos 450 quilómetros de ilhas frigoríficas até 2020. Esta medida irá reduzir a factura de electricidade do país em 1%.
A poupança energética é tão simples que parece incrível como os supermercados ingleses ou franceses ainda mantêm as bancas frigoríficas abertas. É que estamos a falar de um enorme gasto energético durante 24 horas por dia. Ainda assim, nem todos estão convencidos. “As portas frigoríficas não são populares com a maioria dos nossos clientes, por isso não temos planos para as introduzir”, explicou um porta-voz da Morrissons, outra cadeia de supermercados com 482 lojas.
Agora imaginem o vosso frigorífico aberto todos os minutos de todas as horas de todo o dia. Que factura de electricidade pagariam ao fim do mês?