Surabaia, na Indonésia, tem o zoo mais cruel do mundo (com FOTOS)
Surabaia é a segunda maior cidade da Indonésia e é provavelmente a cidade que alberga o jardim zoológico mais cruel do mundo. Só nos últimos três meses mais de 50 animais morreram devido a maus tratos e à desnutrição.
O zoo abriu portas em 1916, ainda durante a colonização holandesa. Desde então, poucas melhorias foram feitas nas instalações dos animais e cada vez mais animais foram sendo enjaulados num espaço pequeno.
Um repórter britânico visitou recentemente o espaço e relatou as condições em que encontrou os animais. Segundo Richard Shears, existem elefantes em pequenas jaulas que passam o dia com as patas acorrentadas sem se conseguirem movimentar, sendo apenas libertados à noite. Devido aos grandes períodos que passam acorrentados, vários animais têm feridas nas zonas das correntes.
Vários animais estão de tal forma subnutridos que é possível ver-se os contornos do esqueleto. Shears conta que 2012 morreu uma girafa. Quando autopsiaram o animal encontraram 20 quilos de plástico no seu estômago. A única reacção dos tratadores do zoo foi montar o esqueleto do animal e colocá-lo em exibição no recinto do zoo.
Num outro caso, o tracto digestivo de um tigre de Sumatra apodreceu depois de ter sido rotineiramente alimentado com carne que continha formaldeído. Existem jaulas onde estão mais de 150 pelicanos apenas com um pequeno charco e macacos em jaulas sem árvores. Adicionalmente, os ratos são os companheiros constantes destes animais.
“Os tratadores dos animais têm pequenos estabelecimentos onde vendem comida e bebidas e é mais importante fazerem dinheiro do que cuidarem dos animais”, contou Tony Sumampau, antigo gestor do zoo ao repórter.
As autoridades indonésias pouco têm feito para resolver a situação em que os animais se encontram. O Ministério da Floresta encomendou um estudo a uma entidade independente que indicou que os animais deveriam ser transferidos para outros zoo e o espaço de Surabaia encerrado, mas até à data nada foi feito. Vários jardins zoológicos da Indonésia recusaram acolher os animais, com receio de que tenham doenças e devido à sua condição física.
Face às condições em que habitam os animais, que começaram a ser divulgadas em 2012, circulam várias petições na internet para que o zoo seja encerrado.
[nggallery id=128 template=greensavers]