Sustainable House Day: bons exemplos australianos

No domingo, 12 de Setembro, vai decorrer na Austrália o 9º Sustainable House Day, uma iniciativa da Australian Solar Energy Society (ASES) e que, como o próprio nome indica, vai escolha a casa mais sustentável da Austrália.

De acordo com o site da Sustainable House Day, vão concorrer este ano cerca de 250 casas, que irão abrir as suas portas ao público com um grande objectivo em mente: incentivarem os australianos a “continuar a abraçar as energias renováveis e reciclagem e outras práticas desenhadas para minimizar o nosso impacto no ambiente”.

De acordo com a Australian Solar Energy Society, ao descobrirem as casas mais “verdes” da Austrália, o público poderá recolher várias ideias para tornar a sua própria casa mais sustentável.

Podem, inclusive, falar com os proprietários das casas e pedir-lhe conselhos mais específicos. Paralelamente, alguns arquitectos e construtores estarão também presentes em algumas das casas, para que os visitantes possam também recolher impressões directamente dos especialistas.

Em média, uma casa australiana contribui por ano com 13 toneladas de gases com efeito de estufa – o suficiente para encher 700 balões todos os dias. Gastam, também 73 mil baldes de água por ano – cerca de 12 banhos por dia.

Deixamos o site do Sustainable House Day para consultar e também uma pergunta: o que faltará para que esta acção chegue a terras portugueses, agora que Governo, associações, empresas e até milhares de cidadãos investem tanto nas energias renováveis e na sustentabilidade ambiental?

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...