Sustentabilidade e Negócios: 4 considerações para empresas que querem marcar a diferença



Todas as empresas atuam num quadro de desafios ambientais e sociais exigentes e, aos dias de hoje, são quatro as forças que pressionam a mudança sustentável: regulação, investimento, consumo e talento. O impacto destas pode ser negativo ou positivo, podendo atuar como fatores disruptores da atividade ou como fatores de crescimento económico e expansão no mercado. Por isso, a sustentabilidade pode ser um risco ou uma oportunidade para as empresas – tudo depende da forma como esta é tratada e das medidas tomadas neste sentido.

Assim, a Goparity, plataforma de investimentos de impacto, juntou-se a Graça Fonseca e Gonçalo Mendes, respetivamente CEO e Sustainability Manager da Because Impacts, para reunir quatro dicas a ter em conta por empresas que querem ter um impacto positivo na sociedade e no planeta:

1. Integrar a sustentabilidade na liderança: incluir a sustentabilidade nos processos de liderança e de tomada de decisões da empresa pode ser uma estratégia a ter em conta. Para isso, é importante assegurar que os objetivos ambientais e sociais fazem parte da estratégia e operações de negócios principais, refletindo um compromisso com princípios de sustentabilidade desde o mais alto nível da organização.

2. Ser transparente nos relatórios ESG: é fundamental para qualquer empresa o desenvolvimento de um quadro sólido para relatórios transparentes sobre iniciativas e resultados de sustentabilidade. Isto deve incluir não só os sucessos, mas também os desafios, bem como as áreas que podem ser melhoradas. Esta estratégia ajuda a criar confiança junto de todas as partes interessadas.

3. Melhorar o envolvimento social e o bem-estar da equipa: criar um ambiente de trabalho inclusivo e diversificado e participar ativamente no desenvolvimento da comunidade são ações cada vez mais importantes para quem procura construir uma equipa coesa e focada nos mesmos objetivos. Esta abordagem não só ajuda a construir uma imagem de marca positiva, como também é crucial para a sustentabilidade e sucesso a longo prazo.

4. Promover práticas comerciais éticas e inovadoras: alinhar as operações comerciais com princípios éticos não se trata apenas de conformidade, trata-se também de definir um rumo para práticas mais responsáveis e inovadoras. Assim, é fundamental incentivar a adoção de elevados padrões éticos e encarar estas práticas como uma base para soluções inovadoras e crescimento empresarial.

Para além de querer democratizar o investimento ético e empoderar pessoas para que usem o seu dinheiro para o bem, a Goparity tem também como missão promover a literacia financeira, através dos seus MeetUps, sessões educativas online ou presenciais sobre a área das finanças e investimento.

No próximo dia 23 de novembro, às 18h, realiza-se o MeetUp com o tema “Negócios e Sustentabilidade: uma relação complicada?”, onde Iara Comunello Martins, Impact Manager da Goparity, juntamente com Graça Fonseca, CEO da Because Impacts e Gonçalo Mendes, Sustainability Manager da Because Impacts, “irão esclarecer dúvidas relacionadas com os principais desafios de sustentabilidade que se colocam às empresas e mostrar como estes se podem transformar em oportunidades”. A inscrição para o evento é feita através de um formulário disponível no website.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...