Systemic e ATP-Associação Têxtil e Vestuário de Portugal lançam formação sobre Sustentabilidade



A Systemic Future Academy, a academia da consultora especializada em sustentabilidade e financiamento sustentável, acaba de lançar a formação “Estratégia de sustentabilidade e as práticas ESG para as PME no setor têxtil”, em parceria com a ATP-Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, foi divulgado em comunicado.

Segundo a mesma fonte, esta formação que decorre nos dias 14, 16, 21, 28 de maio, em formato online, e 5 de junho, num workshop presencial que decorre em Vila Nova de Famalicão foi pensada para ajudar as empresas da indústria têxtil a integrar a sustentabilidade nos seus processos de negócio.

Entre outros serão abordados os temas da sustentabilidade nas empresas, como definir uma estratégia de sustentabilidade, a importância e como fazer os reportes, obrigatório e voluntário, e como evitar o Greenwashing em comunicação.  Esta formação será ainda uma excelente oportunidade de estabelecer contatos com os intervenientes do setor para troca de ideias e experiências.

Recorde-se que em março de 2022, a Comissão Europeia apresentou a Estratégia da EU em prol da Sustentabilidade e Circularidade dos Têxteis para abordar todo o ciclo de vida dos produtos têxteis e propor ações para mudar a forma como produzimos e consumimos têxteis. Por isso, é cada vez mais premente que as empresas do sector conheçam as práticas ESG e como estas podem aumentar a sua competitividade e a resiliência e apreendam os fundamentos para elaborar um plano de ação e mudança na sua organização.

Sofia Santos, CEO da Systemic e responsável pela Systemic Future Academy, afirma: “O principal desafio para as PME consiste em compreender que boas práticas de sustentabilidade constituem fatores competitivos. É fundamental capacitar as PME com conhecimento prático sobre como podem incorporar práticas de gestão sustentável no seu dia-a-dia e serem, dessa forma, capazes de responder às perguntas que os seus grandes clientes, financiadores e co-financiadores começam a realizar sobre as efetivas práticas de sustentabilidade. Esta parceria com a ATP vem assim reforçar o nosso interesse em trabalhar com as PME. O nosso objetivo é capacitar os profissionais da indústria têxtil, um setor exportador, com as ferramentas essenciais para ajudar na transição para um futuro mais sustentável num mercado global que é cada vez mais competitivo.”

Clique aqui para mais informações e inscrições.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...