T-shirt que regista frequência cardíaca já está disponível para bebés



A Biodevices, empresa portuguesa que comercializa uma t-shirt que permite o registo contínuo do ritmo e da frequência cardíaca, está a estudar a utilização da Vital Jacket em bebés e crianças até aos nove anos, em ambulatório.

A camisola – a Vital Jacket Babygrow – está já a ser utilizada pelo serviço de cardiologia pediátrica do Hospital de S.João. “Como o nome indica, é um babygrow que incorpora um registador pequeno e leve no bolso lateral e que não tem cabos nem obriga ao uso da cinta a segurar o registador, como nos holters tradicionais. Tudo isto sem prejuízo para o conforto do bebé nem para a qualidade do sinal”, explicou ao Dinheiro Vivo Catarina Ricca, directora de marketing da Biodevices.

A Vital Jacket é uma espécie de electrocardiograma, que pode ser vestido e estar ligado durante as 24 horas do dia.

A t-shirt foi reconhecida em 2009 como dispositivo médico, estando já certificada na Europa e Brasil – está já a ser constituída a Biodevices Brasil –e prepara-se para chegar ao mercado norte-americano.

Para além de poder ser aplicada para a cardiologia pura, como método de diagnóstico, a Vital Jacket pode funcionar como sistema de reabilitação cardíaca. Pode também ser usada na medicina do trabalho, para monitorizar profissões de risco ou trabalhadores com risco cardiovascular – ou até na medicina desportiva.

É no desporto, aliás, que está o próximo passo da Biodevices. A empresa está a apresentar a sua t-shirt a vários clubes desportivos, propondo-se a monitorizar o stress da equipa técnica ou até o processo de treino dos jogadores.

Hoje, a Biodevices exporta milhares de t-shirts por ano, para todo o mundo. Ainda assim, o seu preço ainda é proibitivo para muitas bolsas: a partir de €500 (R$ 1.130).





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...