T-shirts velhas transformadas em mantas e cobertores (com FOTOS)
O Project Repat está a transformar as t-shirts velhas escondidas dentro do armário em magníficos cobertores. É uma óptima forma de preservar as melhores memórias presentes na roupa, ao mesmo tempo que apoia o emprego do sector têxtil nos Estados Unidos.
O Projeto Repat foi criado por Ross Lohr e Nathan Rothstein, em 2012, com o objectivo de garantir emprego nos EUA, por via de um produto no qual os clientes depositam um valor simbólico ou sentimental. As t-shirts dos destinos de férias, que muitos de nós não vestimos há anos, por exemplo, transformam-se numa manta de retalhos que pode usar em qualquer altura. Sem terem de acabar no lixo, as roupas ganham uma nova utilidade.
Para usufruir do serviço, a empresa envia-lhe um envelope pré-pago onde cabem até 30 t-shirts. Com elas, podem depois criar mantas para carrinhos de bebé ou até cobertores para camas de casal. Os artigos podem ser feitos com dupla face ou com um dos lados polar. Segundo o Inhabitots, o material usado tem origem nos EUA, em segunda mão ou feito a partir de materiais reciclados.
Todas as peças são fabricadas em Roxbury, Boston. O Project Repat tem parceria com três empresas locais que pagam aos seus funcionários um salário justo e lhes proporcionam um ambiente de trabalho saudável.
Recentemente, o projecto estabeleceu uma parceria com a 99Degrees Custom Manufacturing, uma nova empresa local liderada por mulheres. Juntos lançaram uma campanha na Kickstarter com a oferta de novos produtos – como macacões de bebé, bolsas, gravatas e protecções para o computador portátil – no caso de atingirem o financiamento de €11.500 (R$ 33.000).