Tartarugas e Cágados: Afinal qual é a diferença?

Quando ouvimos falar em tartarugas e cágados, a ideia comum é de que são o mesmo animal, e que têm parecenças inconfundíveis. É compreensível dado que têm a mesma forma corporal e uma carapaça. No entanto, embora a tartaruga e o cágado pertençam à Ordem Testudinata, e à mesma família Emydidae, existem diferenças que os distinguem.

As tartarugas são animais com uma grande variedade de espécies, tanto de água doce como salgada. O seu comprimento é em média de 150 a 200 centímetros, e pesam entre 150 a 600 quilogramas. Têm uma esperança de vida estimada de 75 anos.

Já os cágados, são sempre animais de água doce. Medem cerca de 25 centímetros, pesam menos de um quilograma, e vivem em média 35 anos de idade. Por norma hibernam no inverno, para resistir ao frio.

Ambos têm carapaça, mas a do cágado é mais achatada e o seu pescoço mais comprido. Além disso, os cágados têm membranas nos dedos das patas que facilitam a sua deslocação dentro de água, explica a Science4you. Quanto à alimentação, as tartarugas são omnívoras e herbívoras, ao contrário dos cágados que são maioritariamente carnívoros, embora alguns também sejam omnívoros.

Tartaruga-verde (chelonia mydas)
Cágado-mediterrânico (mauremys leprosa) FT_naturdata
Notícias relacionadas
Comentários
Loading...