Aldeamentos em Tavira recebem alojamento local para aves
A Associação Vita Nativa está a desenvolver, em conjunto com a Direção Regional do Algarve e o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), o projeto Alojamento Local para Aves (ALAves), uma iniciativa que pretende promover a diversidade da avifauna na região do Algarve.
Foi através de um protocolo com os aldeamentos Pedras d’el Rei e Pedras da Rainha, que estes espaços receberam recentemente 26 e 28 caixas ninho, respetivamente. Estas instalações permitem já a fixação de populações de espécies como o chapim-real (Parus major), a poupa (Upupa sp.) e o mocho-galego (Athene noctua).
A parceria tem o objetivo de captar o interesse e proporcionar um contacto mais direto dos visitantes com as aves, promovendo assim o turismo de natureza, mas também potenciar a fixação de mais aves no meio urbano, sensibilizar e promover o papel importante das espécies no controlo de pragas biológicas.
“A preservação ambiental e a defesa da avifauna existente nos nossos empreendimentos são uma preocupação constante, pelo que a adesão a este desafio mereceu de imediato a nossa aceitação. Cada vez mais, o Turismo de Natureza é uma aposta do Grupo Pedras, pelo que continuaremos a abraçar iniciativas como esta. Queremos ser cada vez mais ativos na conservação do ambiente e na defesa dos ecossistemas.”, afirma António Almeida Pires, Diretor Geral de Pedras da Rainha.