Taxista palestiniano constrói veículo eléctrico com materiais reciclados
Aos 32 anos, o taxista palestiniano Munthar al-Qassas fartou-se de esperar horas e horas, ao Sol, para comprar combustíveis, uma situação habitual na cidade de Gaza e restante região. Aproveitando a sua experiência em recolha de gadgets electrónicos antigos – um hobby – al-Qassas optou por construir, com partes destes gadgets, um veículo eléctrico.
Apoiando-se num quadro de madeira e nuns pneus, imagine-se, de um antigo carrinho de mão, o empreendedor conseguiu colocar o seu próprio veículo eléctrico nas ruas. Será, certamente, o primeiro veículo eléctrico dos territórios palestinianos, ainda que tenha capacidade para apenas duas pessoas.
O veículo é todo construído por materiais reciclados e custou cerca de €773 (R$2.023). É verdade que demora cinco horas a carregar e não ultrapassa os 19 km/h, mas Qassas não irá passar o dia todo a conduzir e, por outro lado, a falta constante de gasolina não lhe traz muitos concorrentes.
“Pensei em construir um carro que servisse as nossas circunstâncias em Gaza, especialmente com a crise dos combustíveis que obriga as pessoas a passar horas numa fila, ao pé das estações de serviço, ou pagar uma incalculável quantidade de dinheiro”, explicou o empreendedor à AFP.
Qassas admite agora tentar construir um carro movido a energia solar, ajudando Gaza a tornar-se um pouco mais auto-suficiente.