Teclista dos Super Furry Animals dá concerto no topo de turbina eólica
O teclista da banda Super Furry Animals vai protagonizar uma acção mediática totalmente inesperada – Cian Ciarán vai subir ao topo de uma turbina eólica, a 67 metros de altura, e tocar durante uma hora, numa manifestação de apoio à energia renovável.
O músico vai apresentar o seu novo álbum a solo a uma audiência de sete pessoas aglomeradas na plataforma de observação de uma turbina em Swaffham, Inglaterra, em protesto contra os planos do Reino Unido para a implementação de nova energia nuclear.
O último reactor nuclear que resta no País de Gales, em Wylfa, deverá encerrar nos próximos dois anos, mas a empresa japonesa Hitachi comprou os direitos que lhe permitem desenvolver novos reactores no local por €830 milhões (R$ 2,5 mil milhões) – e este é apenas um dos vários possíveis locais onde o governo britânico quer sediar um conjunto de novos reactores.
Ciarán, contudo, defende que o encerramento em Wylfa deve ditar o fim da energia atómica no país. Para os defensores da energia nuclear, que argumentam que esta é uma importante fonte de energia de baixo carbono, ele disse: “Temos um mito de que a energia nuclear é verde. Isso é mentira, na minha opinião. Tem de se extrair o urânio, enriquecê-lo, trazê-lo para cá, para não mencionar todo o cimento necessário para construir o reactor. Não é de todo verde”.
As novas centrais nucleares levarão muito tempo a ser construídas e a fazer alguma diferença nos urgentes esforços de combate às alterações climáticas, argumentou o músico ao Guardian. “A energia eólica é a fonte mais limpa de energia, tornando-se mais barata de produzir, é competitiva e tem uma fonte infinita. Eu não me posso simplesmente sentar e ver como eles [governantes] continuam a perder oportunidades que vão fazer a diferença, ambientalmente e economicamente.”
O concerto invulgar consistirá na primeira exibição ao vivo do álbum They Are Nothing Without Us.