Técnica ancestral usada para reverter desertificação da terra
A evolução tecnológica trouxe muito de bom, é certo, mas por vezes a sabedoria tradicional pode encerrar o segredo para resolver um problema bem atual: o da desertificação.
Yacouba Sawadogo, um agricultor do Burkina Faso, ganhou um Prémio Nobel alternativo por ter popularizado uma técnica antiga de agricultura que está a ser usada para reverter a desertificação naquela zona do globo.
A técnica é conhecida como “zai”, e refere-se a poços escavados no solo que concentram água e nutrientes, permitindo às plantações resistir às secas. Esta técnica tem sido usada para recuperar milhares de hectares de terra ressequida e reduzir a fome no Burkina Faso e na Nigéria desde que Sawadogo começou a ensiná-la nos anos de 1980.
O prémio de 3 milhões de coroas suecas (cerca de 290 mil euros) honra pessoas que encontram soluções para problemas globais. Sawadogo diz que espera poder usar o prémio no futuro e que “o meu desejo é que as pessoas aceitem o meu conhecimento e o partilhem. Ele pode beneficiar a juventude do país” disse em declarações à Thomson Reuters.