Teleféricos do Colorado vão ser alimentados a energia solar
No estado norte-americano do Colorado, há um meio de transporte sui generis que todos os anos leva 2 milhões de passageiros ao seu destino, sejam os municípios de Mountain View ou Telluride. Em breve, este meio de transporte, o teleférico, vai passar a ser alimentado por energia solar.
Através da campanha Green Gondola, a cidade de Mountain View, que gere o teleférico, pretende tornar este meio de transporte o mais verde possível, reduzindo a utilização da electricidade em 20%.
A verdade é que, apesar de andar de teleférico acabar por ser mais sustentável que as respectivas viagens de carro – estamos a falar, recorde-se, de 2 milhões de passageiros por ano –, o teleférico é alimentado por uma central nuclear. Ou seja, é um meio de transporte verde mas pouco verde.
É aqui que surge a campanha Green Gondola, lançada para angariar fundos para a instalação de painéis solares nesta gôndola aérea. Há um pormenor interessante neste teleférico: as viagens são gratuitas, calmas e com uma magnífica vista, o cume de San Sophia, com mais de 3.000 metros de altitude.
A campanha prevê ainda criar uma nova e eficiente estratégia para compensar as emissões produzidas, baseada na própria instalação de painéis solares. Segundo a Green Gondola Campaign, o projecto solar ainda não está em funcionamento, por isso todos os donativos, para além de irem directamente para o financiamento dos painéis solares, serão eles próprios uma parte importante da respectiva compensação de carbono. Será só marketing, ou este raciocínio faz mesmo sentido?