Telhados brancos podem ajudar na luta contra alterações climáticas? Depende.

Os telhados pintados de branco podem ajudar na luta contra as alterações climáticas? E os telhados verdes? Um trabalho publicado no Proceedings of the National Academy of Sciences abordou estes dois temas e a resposta, curiosamente, é a mesma: depende da região onde eles se encontram.

O estudo foi desenvolvido nos Estados Unidos e explicou, por exemplo, que este tipo de telhados não produzem muitos efeitos no norte do País – mas funcionam no sul. Por outro lado, e no que toca especificamente aos telhados pintados de branco, eles conseguem melhores resultados na Flórida, no sudeste, que na Califórnia, no Pacífico.

De acordo com Matei Georgescu, cientista da sustentabilidade na Universidade Estadual do Arizona e principal autor do estudo, os telhados são importantes principalmente em áreas urbanas, aquecidas pelo asfalto.

Um exemplo são os telhados verdes nova-iorquinos, uma das grandes tendências de sustentabilidade da cidade e que ajudaram a diminuir a utilização de ar-condicionado.

O trabalho utilizou modelos do clima para examinar seis megalópoles. “O nosso estudo mostra que a geografia importa”, afirmou Georgescu. No caso das cidades do norte, a economia de energia pelo uso de menos eletricidade no Verão é anulada pela exigência de aquecimento no Inverno.

“A avaliação de consequências que se estendem para além das temperaturas próximas de superfície, como precipitação e procura de energia, revela factores importantes que por vezes não são levados em conta”, concluíram os pesquisadores, de acordo com a Nature World News.

Foto:  Walmart Corporate / Creative Commons

Deixar uma resposta

Patrocinadores