Tempestade de areia: Pequim acorda com os céus cor de laranja



Pequim acordou esta manhã de segunda-feira com os céus cobertos de poeira devido a uma tempestade de areia. Esta tempestade teve origem no sábado, dia 13 de março, na Mongólia, e ter-se-á movido gradualmente para sul através do vento.

A capital da China atingiu níveis perigosos de qualidade do ar e a visibilidade ficou bastante reduzida, inferior a 500 metros, pelo que foi emitido o alerta amarelo por parte das autoridades. Os especialistas consideram esta tempestade de areia a pior tempestade dos últimos 10 anos na cidade.

Segundo o World Air Quality Index, a concentração de partículas PM 2.5 atingiu o máximo de 665 microgramas por metro cúbico, e a concentração de PM 10 atingiu o máximo de 999 microgramas por metro cúbico (μg/m3), tendo ainda neste último, de acordo com a CNN, sido excedidas as 8.100 microgramas.

Estes valores são preocupantes tendo em conta que a Organização Mundial de Saúde recomenta os valores máximos diários de concentração de partículas inaláveis PM 2.5 e PM10 de 25 μg/m3 e 50 μg/m3, respetivamente.

“A tempestade de areia de hoje deve-se sobretudo a fatores naturais, mas também mostra que o nosso ambiente ecológico ainda é muito frágil”, afirmou Zhao Yingmin, vice-ministro da Ecologia e Meio Ambiente da China, citado pela imprensa estatal, avança a Agência Lusa.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...