Templo budista feito de garrafas de cerveja recicladas (com FOTOS)
Este é o Wat Lan Kuad, também conhecido como o Templo de um Milhão de Garrafas. Situado na província de Sisaket, a 400 Km de Bangkok, na Tailândia, o monumento budista é feito de 1,5 milhões de garrafas de cerveja recicladas.
Os monges budistas começaram a recolher garrafas em 1984 – recolheram tantas que decidiram usá-las como material de construção.
Encorajando as autoridades locais a enviar-lhes mais desperdícios, eles já conseguiram criar um complexo de cerca de 20 edifícios feitos de garrafas de cerveja. A obra compreende o templo principal sobre um lago, um crematório, salas de oração, um corredor, uma torre de água, casas de banho para os turistas e vários pequenos bungalows que funcionam como aposentos para os monges.
As garrafas – as verdes são de Heineken e castanhas da cerveja tailandesa Chang – não perdem a cor, garantem boa iluminação e são fáceis de limpar. Como reforço da construção, é usado um núcleo de cimento.
Estes monges são tão ecológicos que criaram até mosaicos decorativos com as tampas das garrafas. Ao todo, existem cerca de 1,5 milhões de garrafas recicladas no local – e os monges pretendem reutilizar ainda mais.
Segundo o The Telegraph, um deles chegou mesmo a dizer: “Quantas mais garrafas tivermos, mais edifícios fazemos.”
O templo de garrafas de cerveja faz agora parte de uma lista aprovada de passeios ecológicos no sudeste da Ásia.