Templo centenário elevado 12 metros acima do solo (com FOTOS)
Um edifício com quase 3.200 toneladas está actualmente suspenso no ar na cidade de Provo, Utah, nos Estados Unidos. As enormes paredes exteriores do templo centenário repousam sobre alicerces com mais de 12 metros de altura, criando um cenário surreal que se destina ao seu restauro.
O Tabernáculo de Provo – tesouro histórico e marco da cidade – ficou danificado num incêndio em 2010, pelo que está agora a ser restaurado e transformado num templo Mórmon. Foi originalmente construído entre 1883 e 1898 e, desde então, tem sido usado como um local de encontro para reuniões comunitárias e eventos culturais.
Após o incêndio, os líderes da igreja decidiram convertê-la num templo Mórmon. Para isso, foi escavada uma enorme área à volta e por baixo das paredes do edifício, com este seguro por andaimes, o que cria um cenário extraordinário – e alegadamente estável.
Para preservar as partes mais importantes do Tabernáculo, os engenheiros destruíram o interior do edifício e escavaram o solo para criar uma cave de dois andares. Primeiro, estabilizaram a parte exterior do edifício, eliminando duas das cinco fileiras de tijolos nas paredes e colocando laços de aço em torno das filas restantes.
Segundo o Inhabitat, foi inserida no interior do tijolo uma parede de betão para lhe dar uma maior estabilidade e resistência. Os alicerces foram então instalados e a equipa escavou em mais de 12 metros de profundidade, abrindo espaço para a grande área onde vão decorrer as restantes obras.