Tesla lança programa Tesla Electric para impulsionar a energia limpa
A Tesla está a oferecer eletricidade aos seus clientes Powerwall que carregam Veículos Elétricos (VE) em casa. O objetivo: fornecer energia limpa proveniente de energias renováveis para carregar esses VE limpos. Isto também poderá mudar a forma como os clientes residenciais de energia solar devolvem a energia aos fornecedores de serviços públicos, uma vez que a Tesla está a arranjar maneira de os clientes devolverem a eletricidade à rede a taxas de pico, avança o “Inhabitat”,
Como é que a Tesla pode oferecer eletricidade através de unidades de parede elétricas
Segundo a mesma fonte, não é como se a empresa fosse proprietária de uma rede de serviços públicos. A Tesla está a lançar a Tesla Electric para se tornar um retalhista de eletricidade através dos proprietários da Powerwall, começando pelos mercados no Texas, onde a empresa mudou a sua sede. É também onde a fiabilidade da rede tem lutado consideravelmente nos últimos anos devido às alterações climáticas que induzem condições meteorológicas severas que o estado não está preparado para enfrentar.
A Tesla experimentou primeiro com centrais elétricas virtuais (VPPs) na Califórnia. Através deste programa, respondeu a “eventos” específicos que exigiam energia de reserva da rede para fornecer energia extra às empresas de eletricidade locais. Agora, está a dar mais um passo em frente ao comprar e vender eletricidade ativa e automaticamente para os proprietários de Powerwall para fornecer um amortecedor contra os preços de pico da eletricidade.
Por outras palavras, a Tesla está a retirar o trabalho de adivinhação e gestão da produção solar residencial, ajudando os clientes a vender energia aos serviços públicos a preços ótimos e a recarregá-la em alturas ideais. Podemos esperar ver mais inovações relacionadas com a tecnologia de rede inteligente como esta em escala à medida que as empresas de serviços públicos atualizam a rede, mas um operador mais ágil como Tesla pode ajudar na transição, tornando-se o processo numa concorrência saudável para as empresas de serviços públicos.
Como pode participar no Programa Tesla Electric
Atualmente, o programa Tesla Electric é por convite apenas para selecionar clientes no Texas, no entanto, a empresa implementa infraestruturas de carregamento e experimenta novos produtos com bastante rapidez. Prevemos que se este programa for bem-sucedido em ajudar a Tesla a ter lucro, ao mesmo tempo que apoia os consumidores na criação da sua própria energia de reserva e a ganhar dinheiro com a venda de eletricidade às empresas de serviços públicos, irá expandir-se em breve.
A variável imprevisível em tudo isto é que as empresas de serviços públicos são conhecidas por reduzirem a compensação de eletricidade dos consumidores, o que tem frustrado repetidamente os esforços para conseguir que os clientes residenciais produzam a sua própria energia solar. Contudo, à medida que os custos dos painéis solares descem e os preços da eletricidade sobem à medida que a energia limpa substitui o gás e o carvão, isto deverá equilibrar-se.
O objetivo declarado de Tesla é tornar-se um “serviço público global de eletricidade limpa e distribuída”. O Texas, cuja rede de serviços de utilidade pública é agora famosa pela sua instabilidade e falta de atualizações necessárias para lidar com as alterações climáticas induziu tempestades severas, foi um ótimo local para testar este programa antes de uma implementação mais ampla.
“Fique de olho no website Tesla para obter comunicados de notícias sobre a expansão deste programa. Se tiver uma unidade de carregamento Powerwall ou um telhado solar da Tesla, deverá ser notificado quando o programa estiver disponível na sua área. Fique também atento a alternativas, tais como a sua empresa de serviços públicos local que oferece mais fontes de energia limpa para os seus serviços públicos e incentivos à instalação de painéis solares do seu município local”, sublinha o “Inhabitat”.
A revolução da energia limpa de Tesla
As empresas de tecnologia são famosas por perturbar sectores inteiros da indústria, e a Tesla “é um excelente exemplo”. Se a empresa conseguir sair da sua recente queda induzida pela desastrosa aquisição e colapso do CEO Elon Musk no Twitter, esperamos que continue a expandir-se para todas as áreas de energia limpa. Assim, criando uma economia circular em transportes eletrificantes, carregando veículos e casas utilizando energia limpa e oferecendo tecnologia de rede inteligente aos consumidores finais para gerirem a sua própria produção de energia com a ajuda de tecnologia automatizada.
Se pensarmos bem, a eletricidade não deveria ser tão complicada ou cara como é. A Tesla estará a criar concorrência para as empresas de serviços públicos, pelo que se pode esperar uma batalha regulamentar e de preços competitivos. Os consumidores que podem fornecer a sua própria eletricidade para a maioria das suas necessidades serão os vencedores, uma vez que são os únicos atores que podem controlar os seus próprios custos de eletricidade.
A Tesla está a pedir uma mudança de regras com o Conselho de Fiabilidade Elétrica do Texas (ERCOT), uma organização que gere a rede elétrica do Texas, que permitiria aos criadores de energia solar residencial (clientes que criam a sua própria energia solar em casa) concorrer a capacidade extra, colocando os clientes a cargo dos preços da eletricidade. Não vemos a ERCOT concordar com isso, pelo que esperamos que Tesla encontre uma forma de contornar a situação e colocar os clientes no lugar do condutor da sua própria produção de energia, em vez de apenas fixar os preços.
No entanto, a Tesla recebeu recentemente a aprovação da ERCOT para um projeto-piloto de conceção de mercado a nível estatal para pequenas fontes de energia distribuída, a fim de fornecer exportações de serviços de rede. Isto indica que a ERCOT está ciente de que pode precisar de parcerias para resolver os enormes problemas de falha da rede do Texas, pelo menos a curto prazo, até que esta possa ser devidamente preparada para lidar com emergências e picos de procura.