Tetra Pak actualiza relatório de sustentabilidade para 2015



O ano ainda não acabou, mas Tetra Pak já divulgou, na semana passada, o seu Relatório de Sustentabilidade relativo a 2015, um documento que destaca os resultados obtidos pela empresa nas áreas de desempenho ambiental, responsabilidade social e boa governação durante o último ano.

“Na Tetra Pak, a abordagem que fazemos à sustentabilidade decorre da nossa promessa: Proteger o que é bom. Isto significa proteger os alimentos através das nossas actividades de tratamento e embalagem mas também proteger as pessoas, tanto dentro como fora da empresa. Significa ainda proteger o futuro: o futuro do nosso planeta, o dos nossos clientes e o nosso próprio futuro”, referiu, no documento, Dennis Jönsson, presidente e CEO do grupo Tetra Pak.

O portal Protege o que é Bom, dedicado ao ambiente e segurança alimentar, elaborou uma lista dos seis principais progressos registados pela Tetra Pak em matéria de sustentabilidade, no último ano. E leia a versão online do relatório.

1.A embalagem Tetra Rex Bio-based chegou às lojas em Janeiro de 2015 como a primeira embalagem totalmente renovável, fabricada apenas com materiais derivados de plantas.

2.Em Junho, foi lançada a revolucionária máquina de enchimento Tetra Pak E3 que utiliza feixes de eletrões em substituição de peróxido de hidrogénio para esterilizar o material de embalagem, o que resulta numa significativa economia de energia e redução do impacte ambiental.

3.A empresa fez bons progressos na implementação de um sistema global de Gestão Operacional de Saúde e Segurança (OHS). O objectivo é obter a Certificação OHSAS 18001 para todas as unidades de produção da Tetra Pak até final de 2016. Até ao momento, 50% das unidades do Grupo já estão certificadas, o que representa um aumento em relação aos 42% registados em 2013.

4.A Tetra Pak manteve o seu apoio aos projetos de Dairy Hub (Incubadora de Empresas) iniciados em 2014 no Bangladesh, Quénia, Nicarágua e Sri Lanka e avançou com um novo projecto no Senegal em 2015. Através destas iniciativas, a empresa ajuda a assegurar o fornecimento local, a longo prazo, de leite de qualidade em países em desenvolvimento. No ano passado, em resultado dos Dairy Hubs, foram feitos progressos significativos, em particular no Bangladesh, onde o rendimento médio mensal de um produtor atingiu os €345, comparativamente com os €100-€125 registados em 2012.

5.A equipa do programa Food for Development da Tetra Pak continua a apoiar governos e clientes em todo o mundo na implementação de programas de alimentação escolar. Em 2014, 66 milhões de crianças, um novo número recorde, receberam, nas escolas, leite e outras bebidas nutritivas em embalagens da Tetra Pak.

6.Durante o primeiro trimestre de 2015, a unidade da Tetra Pak Deeper in the Pyramid (DiP) lançou mais de 20 novos produtos desenhados especificamente para o segmento de consumidores de menores rendimentos em mais de 10 países, ao mesmo tempo que aumentou em 12% o número de embalagens vendidas face a idêntico período do ano anterior.





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