Texas: como manter uma casa fresca sem usar ar condicionado
O projecto, da autoria do atelier de arquitectura Matt Fajkus Architecture, foi pensado para oferecer conforto aos seus residentes a partir de uma matriz de construção plana e de aproveitamento de luz natural.
E se é sabido que o ar condicionado é um requisito das habitações texanas, sobretudo devido às altas temperaturas que se fazem sentir na região, é certo que o atelier quis deixar de lado este equipamento apostando em estratégias de construção mais sustentáveis.
Para alcançar esse objectivo, os arquitectos optaram por aproveitar ao máximo a orientação da casa. As janelas e aberturas foram colocadas de forma à casa receber a maior luz possível, sem interferência directa do sol. A piscina foi construída numa zona que leva a brisa a fluir sobre a água provocando um efeito de frescura para dentro de casa, as árvores fornecem uma luz salpicada ao interior da casa e o grande beiral de telhado mantém a luz directa do sul afastada da casa, o que resulta na obtenção de muita luz sem calor, descreve o inhabitat
A estrutura plana da casa permite que a luz natural preencha o seu interior reduzindo o uso de iluminação artificial.
Foto: Charles Davis Smith, Allison Cartwright, Bryant Hill, Matt Fajkus
[nggallery id=3054 template=greensavers]