The New Economy elogia sustentabilidade da Caixa Geral de Depósitos



A prestigiada revista The New Economy esteve em Abril em Portugal para conhecer, in loco, as características que valeram à Caixa Geral de Depósitos o título de grupo financeiro mais sustentável de Portugal.

“A sede da CGD, em Lisboa, é várias coisas. É um local de trabalho para mais de 3.000 pessoas, um edifício eficiente e, de uma forma muito própria, uma obra de arte”, pode ouvir-se na reportagem vídeo.

“Estamos muito empenhados no princípio da sustentabilidade, através de vários ângulos. Nas operações diárias comerciais tentamos desenhar os produtos para que os nossos clientes partilhem da visão de sustentabilidade na sua actividade económica e decisões pessoais”, explica, no vídeo, António Nogueira Leite, vice-presidente da CGD.

“Mas também tentamos reduzir as emissões de CO2, temos um programa muito exaustivo de preservação do ar. Tentamos, sempre que possível, utilizar as energias renováveis – temos a maior central solar no nosso telhado”, continua o responsável.

A central solar ajuda a poupar energia – cerca de 3% de todo o consumo –, mas também é utilizada para aquecer a água, para diversão utilizações. A central está instalada seis andares abaixo do nível da rua. Há ainda um centro de controlo, que monitoriza 20 mil pontos de utilização de energia da sede.

“Quatro anos depois de começarmos a gerir esta central, somos um bom exemplo do sucesso. Estamos muito contentes com os resultados da experiência fotovoltaica”, explica, na reportagem, Jorge Guimarães, presidente e CEO da Sogrupo, que gere o edifício da João XXI.

O The New Economy Sustainable Finance Award reconhece os bancos e instituições financeiras que, a nível internacional, demonstraram liderança e inovação na integração de critérios sociais, ambientais e corporativos na actividade corrente.

“É no telhado da Caixa Geral de Depósitos que o compromisso de sustentabilidade da empresa é mais visível. A CGD instalou lá cerca de 1.600 metros quadrados de painéis solares”, continua a The New Economy.

Veja o vídeo.

A The New Economy elogiou também o projecto que levou a CGD a instalar sistemas fotovoltaicos em algumas das suas sucursais, um pouco por todo o País. “Olhamos para o País todo e tentamos promover os valores sociais. Temos uma parceria com a Euronext NYSE para promover a responsabilidade social no País. E também alertamos os nossos colaboradores para participarem em acções comunitárias e voluntariado”, explica Nogueira Leite.

Este é o segundo ano consecutivo que a CGD é distinguida pelo The New Economy como o grupo financeiro mais sustentável de Portugal. Lançada em 2007, na assembleia-geral do Fórum Mundial, a The New Economy está sediada em Londres, Inglaterra, e aborda temas de sustentabilidade na indústria da banca, finanças, tecnologias limpas e energias renováveis, ciência e tecnologia.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...