Three Gorges utiliza EDP para entrar no mercado brasileiro



A chinesa Three Gorges, que no final da semana passada comprou os 21,25% detidos pelo Estado português na eléctrica EDP, pretende utilizar esta empresa para ganhar exposição no mercado brasileiro, sobretudo através dos activos de energia eólica.

“O mercado brasileiro é muito interessante e a EDP Renováveis tem o objectivo claro de crescer no Brasil”, explicou na última sexta-feira o presidente da Three Gorges, Cao Guangjing.

A empresa explicou que a economia brasileira era uma “plataforma para o futuro” e tinha o objectivo de “partilhar experiências e conhecimentos” nos mercados estrangeiros.

Paralelamente, as duas empresas têm “complementaridades na África subsaariana e América do Sul e isso vai desenvolvê-las. Juntas terão um futuro mais brilhante”.

Veja como a notícia está a ser recebida no Brasil.

Segundo o Jornal de Negócios, que cita analistas de mercado, a capacidade e know how da EDP nas eólicas pode ter sido o factor que atraiu a eléctrica estatal chinesa. Se, até aqui, as empresas chinesas têm baseado a sua política de investimentos no acesso a recursos, com a aquisição da EDP a empresa chinesa consegue, também, o acesso a tecnologia.

Na cerimónia de assinatura do contrato, a empresa chinesa manifestou também a intenção de adquirir os restantes 3,7% detidos pelo Estado português na EDP.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...