ThyssenKrupp testa elevadores sem cabo no início de 2016
A multinacional alemã ThyssenKrupp vai começar a testar elevadores movidos com a tecnologia maglev – a levitação magnética que está a ser utilizada para os comboios mais rápidos no mundo – no início de 2016.
Se a nova tecnologia aplicada aos elevadores, de nome “multi”, for bem sucedida, a renovação dos elevadores em todo o mundo ganhará luz verde e permitirá poupanças no tempo de espera pelos elevadores e, mais importante, aumentará a sua sustentabilidade.
Os novos elavadores serão mais rápidos e poderão ser alinhados numa espécie de rota circular, baseada num mesmo poço – uma espécie de linha de metro, na qual as carruagens rodam entre si para chegar às estações.
Actualmente, os poços de elevador podem ocupar até 40% da área de um determinado edifício, pelo que, no que toca aos edifícios mais altos, isto acaba por dificultar a colocação de vários elevadores e aumentar o tempo de espera por cada um deles.
De acordo com o Financial Times (apenas para assinantes), a ThyssenKrupp avança que o tamanho dos poços dos elevadores movidos a tecnologia maglev será metade do que existe actualmente. “[Poderemos também] construir edifícios futuristas com que, até agora, apenas sonháramos”, explicou ainda Patrick Bass, director de I&D (Investigação & Desenvolviment) da Thyssen.