Tigre de Sumatra caminham para a extinção
Depois da extinção, no século passado, do tigre de Bali ou Java, agora é o tigre de Sumatra que poderá desaparecer, devido à perda de habitat e caça. Até 1978, explica o Guardian, cerca de mil tigres viviam em Sumatra, mas um processo muito acelerado de desflorestação e a caça levou o número a descer até aos 400. A ilha, outrora pintada de verde, perdeu mais de metade da sua cobertura florestal desde 1985, e os grandes prejudicados foram os tigres.
Segundo a organização que monitoriza o comércio de vida selvagem, Traffic, todos os anos morrem 40 tigres, em Sumatra, devido à caça ilegal. Que acaba por ser facilitada pela perda de habitat. Sem lugar estável para permanecer, os tigres são também atacados pelos agricultores.
Na verdade, o tigre da Sumatra já teve planos muito extensos de conservação, mas eles foram destruídos pela construção de uma estrada que cortou a floresta tropical indonésia, numa reserva que está a ser restaurada por conservacionistas britânicos.
Esta estrada, construída para transportar carvão, destruiu uma das áreas de maior biodiversidade do planeta, uma prioridade global para a conservação dos habitats.
A estrada tem mais de 50 metros de largura e levará o produto de cinco minas do sul da ilha para o rio Lalan, na província de Jambi. Quando o projecto estiver terminado, a extinção do tigre estará mais perto.
Foto: clickforhelpeu, sob licença Creative Commons