Tijolo de construção serve de ninho aos pássaros ameaçados (com FOTOS)
Para os humanos já é difícil encontrar alojamento e alimentação na cidade sem uma boa dose de pesquisa, agora imagine para as aves que vêem os seus habitats naturais substituídos por cal e cimento. A pensar nisso, Aaron Dunkerton criou o Bird Brick – um conjunto de tijolos que englobam uma cavidade onde os pássaros podem construir os seus ninhos.
Os tijolos podem ser usados na construção de paredes e edifícios, ao mesmo tempo que ajudam a controlar o declínio das populações de aves nativas – especialmente do Reino Unido, local para o qual foi pensado o produto.
Na última metade de século, a população de pardais no Reino Unido diminui em 70%. Estas são aves sociáveis que gostam de se aninhar em colónias de cerca de três ou quatro indivíduos ou em torno de habitações. No entanto, as cavidades disponíveis para as aves construírem os seus ninhos têm sido preenchidas ou têm mesmo desaparecido – e os pássaros ficam sem lugares livres onde possam colocar os seus ovos.
O Bird Brick destina-se a acomodar espécies como o pardal, justamente, e pode ser limpo de forma simples uma vez a cada dois a cinco anos, entre Setembro e Novembro. O tijolo cria um ambiente de temperatura e humidade baixas, adequado à sobrevivência, e forte o suficiente para funcionar como um material de construção resistente.
O projecto foi nomeado como um dos 20 candidatos ao prémio Future Pioneer, do Design Council 2013. Combinado a natureza à arquitectura, esta criação vem mostrar que todas as criaturas merecem ter um lugar para chamar de lar.