Tirar 1% dos carros da estrada em alguns bairros reduz trânsito global em 18%



O fim-de-ano está próximo e, se tiver tempo e paciência, faça um exercício: quanto tempo passou, em 2012, sentado no seu carro, parado num qualquer engarrafamento, a caminho de casa ou do trabalho?

Pesquisadores da Universidade da Berkeley e do MIT (Massachusetts Institute of Techology) passaram os últimos meses a estudar congestionamentos de trânsito e, ainda que não tenham feito contas de quanto tempo passa uma pessoa parada na estrada, chegaram a outra conclusão: tirar 1% dos carros num bairro ou local específico pode reduzir o trânsito global – e tempo de viagem – em 18%.

O estudo foi publicado no Scientific Reports e concluiu também que, ao tiramos 1% dos carros de todas as estradas, a redução global de congestionamentos é de 3%. Uma percentagem muito menor em relação à eliminação do trânsito em partes muito específicas do roteiro automóvel.

“Este é um estudo preliminar que demonstra que nem todos os condutores estão a contribuir de forma uniforme para os congestionamentos. Tentar que todos mudem a forma como chegam ao local de trabalho não é necessariamente mais eficiente que chegar àqueles que, pela sua área geográfica particular, estão a contribuir mais para os engarrafamentos”, explicou Alexandre Bayen, professor de Berkeley e co-autor do estudo.

Para a pesquisa, Bayen e os seus colegas utilizaram torres celulares e dados GPS para ver horários e velocidades, combinando depois estes dados com estatísticas de densidade populacionais e mapas de estradas.

Leia o estudo.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...