Too Good To Go lança Next Gen, um projeto educativo para inspirar as novas gerações na luta contra o desperdício alimentar

Segundo dados da WWF, 40% da produção alimentar mundial é desperdiçada. Isto representa mais de 2.500 milhões de toneladas desperdiçadas todos os anos. Sensibilizar todas as pessoas para agir é fundamental, incluindo as gerações mais jovens, que serão as líderes da mudança no futuro. Por isso, a Too Good To Go, a maior app do mundo na luta contra o desperdício alimentar, lança o projeto ‘Too Good To Go Next Gen’ em Portugal: uma iniciativa educativa dirigida a crianças dos 6 aos 11 anos para aprenderem sobre o desperdício alimentar, a sua relação com as alterações climáticas e como evitá-lo de forma didática e divertida, foi divulgado em comunicado.
Segundo a mesma fonte, sob o nome ‘Too Good To Go Next Gen’, este programa educativo e gratuito é apresentado em formato de caderno descarregável, concebido para ajudar mães, pais, professores e educadores a abordar o tema do desperdício alimentar com as novas gerações através de jogos e atividades práticas e divertidas.
“Com mais de 500 milhões de refeições salvas em todo o mundo e mais de 6 milhões em Portugal, na Too Good To Go acreditamos que inspirar e capacitar as novas gerações é essencial para construir um futuro onde desperdiçar comida não seja uma opção,” afirma Maria Tolentino, diretora da Too Good To Go em Portugal.
E acrescenta: “muitas vezes, são os mais pequenos que impulsionam mudanças em casa e motivam os adultos a agir. Por isso é tão importante ensiná-los desde cedo sobre o desperdício alimentar e como combatê-lo. Com iniciativas como a Too Good To Go Next Gen, queremos inspirar as novas gerações a continuar a gerar impacto positivo e a avançar rumo a um mundo sem desperdício de comida.”
Disponível através do novo Hub de educação no site da Too Good To Go, Next Gen conta com dois cadernos ilustrados com conteúdo lúdico, prático e didático para ajudar os mais pequenos a entender, através do jogo, o que é o desperdício alimentar e como agir:
O primeiro caderno intitula-se O que é o desperdício alimentar? e, através de várias atividades como ‘A viagem da banana’, as crianças aprendem o que é o desperdício alimentar, como acontece e por que é importante evitá-lo para cuidar do planeta.
No segundo caderno, Como evitar o desperdício alimentar? diferentes jogos ajudam os mais pequenos a explorar, de forma simples e divertida, várias maneiras de evitar o desperdício no dia a dia — desde como conservar ou armazenar melhor os alimentos até receitas de cozinha anti-desperdício.
Ambos os recursos estão disponíveis para download gratuito e foram pensados tanto para que mães e pais os utilizem em casa como para que professores e educadores os apliquem nas salas de aula ou como parte de atividades extracurriculares.
A iniciativa Next Gen baseia-se no sucesso de outros programas educativos lançados pela Too Good To Go noutros países, como Mon École Anti-Gaspi em França, que chegou a mais de 4.000 escolas, e ações semelhantes na Dinamarca.
Agora, pela primeira vez, este programa é lançado a nível internacional como uma das peças-chave do novo Espaço Educativo da Too Good To Go — uma plataforma digital pensada para todas as pessoas que queiram aprender mais sobre o desperdício alimentar. Para além do Next Gen, o Espaço Educativo inclui outras iniciativas:
‘Observar, Cheirar, Provar’, que vem esclarecer a eterna confusão que ainda existe sobre o significado da data de consumo preferencial e incentiva as pessoas, quando essa data já passou, a usarem os seus sentidos — ou seja, observar, cheirar e provar — para verificar se o alimento continua próprio para consumo e, assim, reduzir o desperdício alimentar em casa. A iniciativa baseia-se principalmente no selo Observar, Cheirar, Provar, que já está a ser integrada nas embalagens de mais de 720 produtos alimentares de grandes marcas em Portugal, como Bimbo, Continente, Kellogg’s, entre outras para lembrar os consumidores de que antes de deitar fora, devem olhar, cheirar e provar.
Líderes Empresariais de Amanhã, uma plataforma que inclui casos de estudo desenvolvidos em parceria com o INSEAD e a Copenhagen Business School, com o objetivo de inspirar estudantes e futuros líderes a construir empresas com propósito, que integrem a sustentabilidade no seu ADN e na sua estratégia.
Todas estas iniciativas têm como objetivo capacitar pessoas de todas as idades para agir de forma significativa e, em conjunto, construir um presente e um futuro mais sustentável.