Tordo-eremita: a Maria Callas do mundo dos pássaros



O tordo-eremita pode ser considerado a Maria Callas do mundo dos pássaros devido às melodias extremamente afinadas que canta, revela um novo estudo. Os cientistas descobriram que esta ave norte-americana canta dentro da série harmónica.

O canto humano e os sons emitidos pelos instrumentos musicais são também baseados no sistema de séries harmónicas, que são desenvolvidas a partir de uma nota base e por notas de frequência múltipla mais elevada a partir da nota original. De acordo com o estudo, 70% do canto deste pássaro segue este padrão harmónico.

Os tordos-eremitas macho conseguem cantar entre seis a dez tipos de sons diferentes, quase sempre em frequências elevadas e num ritmo rápido. Emily Doolittle, compositora na Cornish College of Arts, em Seattle, e Tecumseh Fitch, biólogo na Univeridade de Viena, analisaram 144 tipos diferentes de canções emitidas por 14 tordos-eremita macho. “Ao ouvir as melodias dos tordos-eremita a uma velocidade normal, os sons são bastante atractivos, mas não tínhamos nenhuma suspeita de que que iríamos ouvir uma série de harmónicos”, indica Emily Doolittle ao Daily Mail.

Ao reduzirem a velocidade de reprodução das melodias dos pássaros, os padrões de séries harmónicas tornaram-se claros e foi possível analisar as escolhas das notas que os tordos utilizavam nas melodias. Cerca de 70% das melodias analisadas eram compostas por intervalos harmónicos e 7% incluíam notas ao acaso sem nenhum referencial harmónico.

Os investigadores estão particularmente interessados na maneira como estas aves cantam pois o trato vocal dos pássaros não está concebido para que produzam notas específicas dentro de uma série harmónica. Uma das hipóteses dos investigadores para este fenómeno poderá ser o facto das fêmeas de tordo-eremita escolherem um macho pela sua precisão harmónica. Doolittle indica ainda que os pássaros não compõem deliberadamente as suas melodias através de escalas, mas reconhece que outras espécies de pássaros também gostam dos intervalos utilizados na música humana.



Notícias relacionadas
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.