Torres Novas quer identificar fontes de poluição do Rio Almonda



O município de Torres Novas iniciou na segunda-feira uma série de inspecções ao Rio Almonda – cronicamente poluído -, que visam identificar as fontes de poluição que têm degradado a qualidade do rio.

Segundo a entidade, as operações de fiscalização irão manter-se a um ritmo de duas por semana, desde a nascente e passando por vários pontos do rio, com especial atenção às zonas a jusante das ETAR.

Assim, durante a manhã de segunda-feira foram avaliadas as zonas de Zibreira, Ribeira Branca, ETAR de Torres Novas e ribeiro do Serradinho/ribeira da Boa Água, junto ao TorreShopping. Na iniciativa participam elementos do município que contam com a colaboração de várias entidades, nomeadamente a APA (Agência Portuguesa do Ambiente), Águas do Ribatejo, GNR e PSP. Também a ARH TEJO (Administração da Região Hidrográfica do Tejo) é parceira deste projecto.

“Esta equipa de intervenção irá manter-se no terreno, durante os próximos meses, de forma a identificar todos os agentes poluentes do Rio Almonda”, explica a câmara em comunicado.

Foto: Francisco Antunes / Creative Commons

Este artigo faz parte de um trabalho especial sobre Água, publicado durante o mês de Julho e promovido pela Águas de Portugal. Todas as sugestões de temas podem ser enviadas para info@greensavers.sapo.pt. Siga a AdP no site YouTube  e assine a sua newsletter.

[nggallery id=2092 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...