Torres Vedras ganhou uma nova “Living Street”
A Rua da Eletricidade, situada em Torres Vedras, foi cortada ao trânsito e transformada numa rua viva e multicultural. A mudança resulta de uma candidatura apresentada pela Câmara Municipal de Torres Vedras, em parceria com as associações ILÚ e Untamed, ao projeto “Living Streets”.
O projeto tem como principais objetivos a criação de um espaço de encontro e lazer para alunos do curso Performact e também para a comunidade, onde se promovem os valores da tolerância, da multiculturalidade e da sustentabilidade.
A Rua da Eletricidade foi totalmente transformada e regenerada, sendo agora um espaço onde existe vida. É um espaço de lazer, com um jardim vertical e um palco adaptado ao ar livre, para a realização de atividades formativas, performativas e culturais. Brevemente o espaço será ainda dinamizado com recurso a pintura de murais e de sarjetas com tintas e materiais ecológicos, oficinas, ações de sensibilização ambiental e sessões de cinema.
“Este projeto, no fundo, traz para a modernidade algumas das coisas que faziam parte da vida das cidades há uns anos”, afirmou a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, sublinhando a importância de espaços públicos que promovam o encontro entre a comunidade. “Queremos que muitos exemplos destes se possam seguir, que as pessoas se possam apropriar do espaço da nossa Cidade e que possamos contribuir para sermos todos mais felizes”.
O “Living Streets” é um projeto financiado pelo programa EUKI da Iniciativa Europeia para o Clima, do Ministério Federal do Ambiente da Alemanha e da Conservação da Natureza e Segurança Nuclear da Alemanha, e é coordenado pela Energy Cities, tendo como parceiros a OesteSustentável (Portugal), a Sustainable City (Grécia) e a Terra Hub (Croácia).