Tosquiador: uma profissão divertida mas em risco (com VÍDEO)
Chegou a Primavera e, com ela, algumas profissões sazonais que nos passam despercebidas. Como a de tosquiador. O Economia Verde passou um dia na Herdade do Freixo do Meio, em Montemor-o-Novo, montado alentejano, e falou com vários tosquiadores, que admitem que a crise também já chegou à tosquia.
“Já houve mais trabalho. Há dez anos, por exemplo, havia muito mais. Tosquiávamos entre 24 e 26 mil ovelhas. Hoje, tosquiamos 16 a 18 mil”, explica Francisco Raposo, um dos tosquiadores.
Este grupo alentejano tosquia os rebanhos da região durante cerca de dois meses, a uma média de três minutos de tosquia por ovelha. Todos os dias são tosquiadas 120 ovelhas, a €100/dia de trabalho. Na verdade, os profissionais ganham à ovelha – e não ao dia – pelo que este valor depende do trabalho desenvolvido.
“É preciso ter coragem e uma força de vontade. Já viu como ficam as nossas costas depois de um dia de trabalho?”, graceja Pedro Sardinha. Cada ovelha tem, em média, dois quilos de lã, um novelo que se consegue tirar quase inteiro.
Veja o episódio 64 do Economia Verde. O mais divertido de todos, certamente.