Tour “Music of the Spheres” dos Coldplay vai seguir um plano de sustentabilidade



A banda britânica Coldplay anunciou que a sua próxima Tour Mundial “Music of the Spheres” vai ser carbono líquido zero e seguir um plano de sustentabilidade. Em 2019, o grupo já se tinha comprometido a tornar as suas futuras tours mais amigas do ambiente.

O plano abrange diversas iniciativas que integram os três princípios reduzir, reinventar e restaurar. Os artistas prometem que todos os espetáculos terão menos 50% das emissões que a tour anterior, e que o trajeto até aos mesmos, será feito com o menor de emissões possíveis e evitando os combustíveis fósseis.

A produção em palco utilizará energia renovável, sendo que os fãs terão um contributo também nesta parte, ao movimentar-se no piso junto ao palco que irá gerar energia. O palco será construído com materiais reutilizáveis, como bambu e aço reciclado; as pulseiras LED do público serão feitas com materiais à base de produtos com origem vegetal e 100% compostáveis, e serão reaproveitadas no fim de cada espetáculo; e os confetes utilizados durante o concerto serão 100% biodegradáveis.

Relativamente à alimentação, a equipa terá menus disponíveis de base vegetal, será dada prioridade a produtos de origem local e os excedentes serão direcionados para bancos de alimentos locais. Também os fãs são incentivados a fazer a sua parte, dado que a banda vai oferecer água potável, disponibilizando ao público copos de alumínio reutilizáveis ou permitindo que estes tragam as suas garrafas reutilizáveis.

Em termos de mobilidade, foi desenvolvida uma app através de uma parceria com a empresa SAP, que incentiva os fãs a irem para o concerto de forma sustentável, sendo ainda recompensados se o fizerem.

Mas não é tudo: por cada bilhete vendido para os seus concertos, os Coldplay vão plantar uma árvore, e 10% do lucro que receberem através de discos, da tour e de outros meios, será dirigido para apoiar projetos de cariz social e ambiental, como por exemplo a The Ocean Cleanup, a ClientEarth, o Sea Shepherd UK e a Sustainable Food Trust.

“Tocar ao vivo e encontrar conexão com as pessoas é o motivo pelo qual existimos como uma banda. Estamos a planear esta tour há anos e estamos super animados para tocar músicas desde todo o tempo que estamos juntos. Ao mesmo tempo, estamos muito conscientes de que o planeta enfrenta uma crise climática. Como tal, passámos os últimos dois anos a consultar especialistas em ambiente para tornar este passeio o mais sustentável possível e, tão importante quanto isso, aproveitarmos o potencial da tour para acelerar as coisas. Não faremos tudo certo, mas temos o compromisso de fazer tudo o que pudermos e compartilhar o que aprendermos”, afirmou a banda em comunicado.

A Tour “Music Of The Spheres” começa a 18 de março de 2022 na Costa Rica, seguindo-se para a República Dominicana, México, Estados unidos, Alemanha, Polónia, França, Bélgica, Reino Unido e Brasil. Consulte o cartaz com as respetivas datas, aqui.



Notícias relacionadas

Comentários estão fechados.