Trabalhe numa quinta e veja o mundo de graça
O conceito já tem alguns anos mas começa agora a ser divulgado. Se gosta de conhecer novos países, especialmente as zonas rurais, gosta de conhecer novas pessoas, mas, sobretudo, aprender coisas novas, talvez este artigo lhe interesse.
Como funciona?
Existem muitas quintas, especialmente aquelas que estão envolvidas com projectos ecológicos, que convidam voluntários em troca de alimentação e acomodação. Se gosta de trabalho manual esta é uma boa oportunidade para aprender os ofícios de uma quinta. Pode saber acerca das quintas que acolhem este tipo de voluntários nas páginas de entidades como a World Wide Oppotunities on Organic Farms (WWOOF) ou a Growfood, mas o contacto com os proprietários deve ser feito directamente.
Quanto tempo posso ficar?
A maior parte das quintas de acolhimento requer uma estadia de pelo menos uma ou duas semanas, mas o tempo de estadia deve ser negociado com os proprietários. Alguns preferem estadias mais curtas e organizam visitas guiadas de pequena duração à região. Outros preferem estadias mais compridas e deixam o visitante à vontade para explorar a região por sua conta.
O que vou fazer?
Na maioria das quintas o voluntário deverá trabalhar entre seis a oito horas por dia em troca da alimentação e alojamento. Porém, existem dias com menor carga horária de trabalho. As tarefas podem ser muito variadas, tais como: produzir composto, cortar madeira, participar nas colheitas, ordenhar, alimentar os animais, produzir vinho, queijo ou pão, plantar ou fazer jardinagem.
Quando o posso fazer?
Durante todo o ano.
É seguro?
A segurança depende de onde ficar localizada a quinta e a que organização estiver ligada. Alguns grupos regionais da WWOOF visitam as quintas antes de estas serem aceites no programa e algumas são sujeitas a visitas posteriores, mesmo depois de o programa já estar implementado. Alguns grupos da WWOOF também possuem uma espécie de ranking dos hospedeiros. Já a Growfood possui vários testemunhos de participantes no programa. Caso tenha receio de ficar com estranhos o melhor é participar no programa com um grupo de amigos.
Foto: jessicareeder / Creative Commons