Três grandes furacões atingem o Pacífico simultaneamente pela primeira vez



Três grandes furacões estão a tingir simultaneamente o Oceano Pacífico pela primeira vez desde que há registo, do México ao Havai, impulsionados pelo mega El Niño, que este ano será ainda mais forte.

As três tempestades – Ignacio, Kilo e Jimena – foram fotografadas pela NASA e pelos astronautas da Estação Espacial Internacional, terão categoria três ou superior e farão muitos danos. De sábado para domingo, as três tempestades atingiram a categoria quatro.

A tempestade Ignacio deverá ficar mais fraca e tornar-se uma tempestade tropical amanhã, à medida que chega ao norte do Havai a 65 km/h – no seu pico, chegou aos 215 km/h. O Jimena, que se encontra no Pacífico leste, é a mais poderosa das três, com ventos de 215 km/h previstos até meio da semana.

Finalmente, a Kilo estará no sudoeste do Havai, no meio do mar, com 215 km/h. Não deverá passar perto da ilha, porém. “Um ano de El Niño normalmente representa uma actividade acima do normal para o Pacífico, e este ano não é excepção”, explicou o meteorologista Dennis Feltgen ao USA Today.

No Atlântico, o furacão Fred varreu ontem Cabo Verde, arrancando árvores e provocando inundações. A tempestade é a mais forte que passou em Cabo Verde desde 1892 e atingiu a ilha com ventos de 135 km/h.

[nggallery id=2179 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...