Três milhões de toneladas de resíduos acabam todos os anos em aterros, alertou hoje a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) ao lançar a segunda fase de uma campanha de sensibilização para o problema do lixo.
Em tempo de saldos, a ação da APA vai centrar-se em centros comerciais de várias cidades, chamando a atenção para o facto de mais de 50% dos resíduos produzidos serem depositados em aterros.
“Vamos separar o lixo, antes que o futuro se lixe” é a palavra de ordem da nova campanha, com a qual a APA pretende alterar comportamentos e incentivar a separação de resíduos.
“A solução está ao alcance de todos e passa pela separação adequada dos resíduos que produzimos em casa (vidro, embalagens de plástico e metal, papel e cartão e biorresíduos), com vista ao seu posterior encaminhamento para reciclagem”, sublinhou a APA, em comunicado.
Nos centros comerciais, o stand da APA é um espaço informativo dedicado ao tema dos biorresíduos, que inclui uma área infantil com jogos e aprendizagem lúdica, bem como uma zona de ´quiz´ que desafia os conhecimentos sobre reciclagem.
Várias iniciativas vão decorrer até ao final do ano, com o mesmo propósito.









