Treze entidades unem-se para promover gestão de energia na Batalha
Treze entidades formalizaram a constituição pública da ACERBatalha – Associação da Comunidade de Energia Renovável, que visa a melhor gestão energética, beneficiando quem produz e consome, disse à Lusa o presidente do Município da Batalha.
A Câmara, a Junta de Freguesia, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Batalha, assim como diversas empresas, são os sócios fundadores da ACERBatalha, uma associação de direito privado, que tem como objetivo promover a gestão da procura de energia, mas também a eficiência energética e a utilização racional dos recursos.
O presidente da Câmara da Batalha, Raul Castro, explicou à Lusa que esta associação vai permitir que aqueles que produzem mais energia do que aquela que consomem, “sobretudo ao fim de semana quando não estão a laborar”, a possam vender e receber por esse excesso de consumo.
Esta medida irá “baixar o preço de quem consome, pois poderá adquirir a energia mais barata”, referiu Raul Castro, ao sublinhando que “todos vão beneficiar”.
Além das entidades fundadoras, outras empresas e entidades poderão integrar a ACERBatalha, indica uma nota de imprensa da Câmara da Batalha, no distrito de Leiria, que reforça que “estão reunidas as condições para que as entidades que a integram passem a ter condições para produzir, consumir, armazenar, comprar e vender energia renovável aos seus membros, bem como partilhar e comercializar, entre os associados, a energia renovável produzida por unidade de produção para autoconsumo (UPAC)”.
“Com evidentes benefícios para os seus associados, a ACERBatalha poderá passar a aceder aos mercados de energia”, lê-se ainda na nota de imprensa.