Trokaki: o sistema de troca de bens e serviços onde até o tempo se pode trocar (com FOTOS)



Uma pessoa precisa de cortar a relva do jardim. Outra necessita de um berbequim para fazer um furo na parede. Uma família precisa de um berço para o bebé que aí vem e outra precisa de uma estante para pôr os livros do filho. E se todas estas famílias conseguissem ter o que necessitam sem gastar um cêntimo? Simplesmente através da troca de bens e serviços umas com as outras? É isso que propõe o Trokaki, um movimento promotor do consumo responsável criado em Novembro de 2012, em Carnide, Lisboa.

O Trokaki foi fundado com base nas premissas da Economia do Bem Comum e da Economia da Partilha e funciona como uma loja social onde se podem trocar bens e serviços entre várias pessoas. O desafio da criação de um projecto deste tipo surgiu pela Horas de Sonho, uma cooperativa de solidariedade social lisboeta criada em 2002. Actualmente, o Trokaki é gerido por moradores da freguesia de Carnide, em parceria com associações locais, como a Horas de Sonho, e com a Junta de Freguesia.

“A Horas de Sonho funciona actualmente como grupo animador do grupo de gestão, armazém de artigos e materiais do projecto e também como rosto oficial [do projecto] para efeitos de candidaturas e quando há necessidade de formalizar protocolos”, explica ao Green Savers, Carla Calado, presidente da direcção da Horas de Sonho.

E como funciona o sistema Trokaki?

“Na Trokaki podemos trocar produtos, artigos serviços ou simplesmente o nosso tempo”, indica Carla Calado. “Os artigos e produtos são submetidos a uma triagem por parte da equipa de gestão e são considerados elegíveis para troca se se encontrarem em boas condições para futura utilização. Os serviços e artigos de grande dimensão podem ser trocados fora das aberturas da loja, mas os artigos mais comuns (roupa, livros, brinquedos, sapatos) são trocados nas aberturas. A loja abre mensalmente, ao sábado, sempre em locais diferentes da freguesia, cedidos pelos diferentes parceiros, de forma a chegar a todos”, esclarece a presidente da Horas de Sonho.

Além de fomentar a troca de bens e serviços entre pessoas, reduzindo o desperdício, o Trokaki criou a sua própria moeda de troca: o Trok. “Os artigos, serviços e tempo são trocados através de uma caderneta pessoal de cada membro, onde são creditados Troks na conta de quem presta um serviço, doa um artigo ou o seu tempo. Em simultâneo, os Troks são descontados da conta de quem usufruiu de um serviço, tempo ou levou um artigo da loja”, explica Carla Calado.

Embora o Trokaki se realize na freguesia de Carnide e seja dinamizado pelos moradores e associações locais, qualquer pessoa pode participar no projecto e trocar os seus bens e serviços. “De momento temos pessoas que viajam da outra margem ou de locais como Mafra para visitar as aberturas da loja. Acreditamos que qualquer pessoa está em posição de doar e de usufruir do que for depositado, numa lógica de partilha, de estímulo à poupança, reutilização de bens e promoção de hábitos de consumo responsável”, afirma a responsável da Horas de Sonho.

Actualmente, o Trokaki permite a 300 cidadãos realizar trocas de bens, serviços e tempo. E os artigos que chegam à secção de triagem em pior estado são recriados e os seus componentes utilizados para criar novas peças, através do Clube Costura-te, onde os saberes dos moradores de Carnide são colocados ao dispor do bem comum. Posteriormente, estes novos produtos são vendidos para a angariação de receitas para o projecto.

À procura de espaço e voluntários

Dado o rápido crescimento do projecto, como indica Carla Calado, assim como a quantidade de artigos à espera de novos proprietários, o “grupo de gestão equaciona a possibilidade de ter um espaço fixo que possa ser aberto de forma mais regular”. “De forma a reduzir custos, foi abandonado o espaço de armazém e estamos a elaborar agora candidaturas para apoio à requalificação da cozinha Horas de Sonho, num espaço da Junta de Freguesia de Carnide, de forma a adaptá-la para funcionar como espaço de abertura regular”, indica a representante da Horas de Sonho.

Também o Grupo Costura-te está à procura de materiais e de uma máquina de costura para que possa levar a cabo os seus projectos. Mas além de bens materiais e espaço físico, o Trokai está também à procura de voluntários regulares para apoiarem as aberturas da loja.

Este artigo faz parte de um vasto trabalho sobre os vencedores do Green Project Awards 2014. Todos os vencedores da iniciativa portuguesa podem ser consultados neste link.

[nggallery id=1611 template=greensavers]

Fotos: Trokaki





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...