Tubarão tigre moderno: Afinal, a espécie é mais antiga do que se pensava
O tubarão tigre (Galeocerdo cuvier) é uma espécie de tubarão que, segundo se sabe, existe desde a época do Eoceno – há 56 milhões de anos. Com 23 espécies documentadas do género Galeocerdo, apenas uma permanece nos dias de hoje, a que intitulamos de tubarão tigre moderno.
Um novo estudo da Universidade de Viena, na Áustria levou à análise de vários registos fósseis da espécie, e a equipa de investigadores chegou à conclusão de que o tubarão tigre moderno é mais antigo do que o que se pensava.
Até recentemente defendia-se que esta espécie se tinha originado há 5.3 milhões de anos, no entanto, após examinarem vários dentes fossilizados, os cientistas descobriram que foi há 13.8 milhões de anos.
Outra descoberta revelada também pela investigação indica que apenas 5 dos 22 fósseis de tubarões-tigre representam realmente espécies válidas.
Nos últimos 200 anos foram estudados mais de 60 fósseis do género Galeocerdo. “Este grupo, que sobreviveu a vários eventos de extinção em massa desde sua primeira aparição no registo fóssil, pode ser considerado muito bem sucedido, apesar da diversidade taxonómica bastante pequena” explicam no artigo.