Tubarões pensam que alguns humanos são pássaros
Algumas espécies de tubarões parecem confundir alguns utilizadores recreativos das águas com pássaros, revela um novo estudo que documenta um ataque de tubarão fatal a um adolescente no sul do Pacífico.
O estudo, publicado no Journal of Forensic and Legal Medicine, indica que os praticantes de kitesurf podem estar em risco devido a tal confusão. O jovem tinha 15 anos e estava praticar kitesurf quando um tubarão-tigre o atacou.
“Achamos que o tubarão pode ter confundido os movimentos do jovem e da sua prancha com os movimentos de uma ave”, afirma o autor principal do estudo, Eric Clua, ao Discovery News.
Quando o ataque do tubarão ocorreu, a 21 de Maio de 2011, o jovem estava a praticar kitesurf com um grupo de cinco pessoas na costa de Koumac, no noroeste da Nova Caledónia. Depois de estar na água durante 15 minutos, o jovem perdeu a prancha e estava a ser puxado pelo kite em movimentos contínuos, como se fosse uma ave a entrar e a sair da água para pescar.
Foi então que o jovem gritou que tinha sido mordido por um tubarão. Os amigos ainda tentaram fazer manobras de reanimação, mas sem sucesso.
A autópsia revelou que o tubarão envolveu a boca inteira em torno da perna esquerda do rapaz e arrancou quantidades significativas de carne. O tubarão fez uma segunda investida, mas em arrancar muito tecido desta vez.
Os autores do estudo dizem que os movimentos feitos pelo jovem sem a prancha podem representar um grande estímulo alimentar para um tubarão.
Tubarões nas águas ao largo da costa da Flórida, Papua e Nova Guiné e no este da Austrália também já atacaram praticantes de kitesurf. Os surfistas são os principais alvos dos ataques, mas com a crescente popularidade do kitesurf são esperados mais ataques de tubarão a praticantes deste desporto.
Foto: ruben gobetti / Creative Commons