Turismo e Conservação da Natureza andam de mãos dadas no “Fim de Semana das Aves”
A segunda edição do Fim de Semana das Aves ocorre nos dias 23 e 24 de abril. O evento, organizado pela Portugal Wildscapes, vai levar os cidadãos à descoberta de várias espécies no Alentejo e sensibilizar para a conservação da natureza.
Este ano, o programa inicia com uma sessão de monitorização do tartaranhão-caçador (Circus pygargus), uma espécie em declínio no território. Em parceria com o Parque Natural do Vale do Guadiana (PNVG) e o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), os participantes vão percorrer o território em busca de potenciais locais de nidificação da espécie, e no final da manhã, toda a informação será entregue aos técnicos do PNVG. Esta informação irá permitir aos técnicos monitorizar os ninhos e implementar medidas de conservação em parceria com os proprietários, de forma a aumentar o sucesso reprodutivo da ave. Na parte da tarde, está planeado um passeio de observação de aves para desvendar a primavera na estepe. O ponto de encontro é às 14h30, na capela de Nossa Senhora de Aracelis, situada na fronteira dos concelhos de Castro Verde e Mértola.
No domingo, o passeio de observação de aves decorre das 8h30 às 18h30. Entre a Zona de Proteção Especial (ZPE) de Castro Verde e o Parque Natural do Vale do Guadiana, os participantes vão atravessar inúmeros habitats, ficar a conhecer a avifauna do baixo Alentejo e os pontos da futura Rota do Birdwatching, que a Portugal Wildscapes está a instalar no território. O ponto de encontro é o miradouro de Além-Rio em Mértola, e a participação tem um custo de 15 euros por participante – tendo este valor uma contribuição para o fundo de conservação Portugal Wildscapes.
Os interessados deverão inscrever-se no seguinte formulário.