Uber disponibiliza serviço de pedido de táxis low-cost em Lisboa e Porto
Os portugueses já podem utilizar uma das alternativas de transporte mais económicas da aplicação Uber, o UberX, nas cidades de Lisboa e do Porto. O serviço é muito semelhante ao já disponível, mas com um atractivo: o preço.
Depois de ter chegado a Lisboa em Julho, com um serviço de veículos de gama alta, a empresa norte-americana decidiu apostar no Norte com um modelo low-cost. Segundo a empresa, o serviço uberX, que funciona com carros utilitários e “mais baratos do que um táxi”, está também disponível desde ontem em Lisboa, juntando-se ao UberBlack, no qual são utilizados veículos de gama alta.
“Quer seja para fazer compras em Santa Catarina, dar um passeio nos Aliados ou juntar-se aos seus amigos na Foz, o uberX permite fazer as suas viagens dentro da cidade de forma segura, fiável e económica”, refere a Uber.
Como escreve o portal Menos Um Carro, o serviço permite ao cliente pedir um carro através de uma aplicação para smartphones. A localização do telemóvel do cliente é detectada por GPS e é-lhe indicado o motorista mais próximo, que é contactado pela central da Uber. O custo da viagem é debitado através do cartão de crédito, previamente registado na aplicação. Segundo a empresa, “todos os motoristas e veículos que operam na plataforma respeitam todas as normas de segurança”.
Ao contrário do UberBlack, no qual a tarifa mínima é de oito euros e a tarifa de base de dois euros, no novo serviço UberX as tarifas são de 2,50 euros e de 1 euro, respectivamente. Contudo, as viagens para o aeroporto da Portela, em Lisboa, continuam a ter um preço fixo de 20 euros.
Este lançamento ocorreu depois de ter sido anunciada uma parceria com a TAP no aeroporto de Lisboa. Segundo a TAP, o objectivo do acordo é “facilitar os trajectos entre o aeroporto de Lisboa e a cidade”. Os clientes da transportadora aérea que queiram deslocar-se da cidade para o aeroporto, ou fazer o percurso inverso, apenas terão de aceder à aplicação, fazer o pedido, e serão “comodamente conduzidos” nos carros disponibilizados pela Uber. Até 15 de Janeiro, os clientes com bilhete com origem ou destino em Lisboa têm desconto de 25 euros.
Foto: Newsagram / Creative Commons