Ucrânia. António Guterres anunciou os mais recentes avanços das Nações Unidas



Esta segunda-feira, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), anunciou os mais recentes apoios por parte da organização, à Ucrânia. António Guterres deixou claro que “as Nações Unidas estão fazer tudo o que está ao seu alcance para apoiar as pessoas cujas vidas foram derrubadas pela guerra”.

Em primeiro lugar, foi pedido ao coordenador humanitário Martin Griffiths que procure criar um acordo de cessar-fogo humanitário no país, para garantir que a ajuda chega à população e que os civis se conseguem deslocar em segurança.

Por outro lado, as agências humanitárias da ONU já conseguiram ajudar perto de 900 mil pessoas, a maior parte no leste da Ucrânia, oferecendo comida, artigos de higiene, medicamentos e abrigo. Estão instalados, até ao momento, oito centros humanitários em cidades ucranianas, com mais de mil funcionários.

No mesmo dia, como relata, foram enviadas mais de 1 tonelada de bens alimentares e bens essenciais para Kharkiv, com o apoio do Programa Mundial de Alimentos, da Unicef, da Organização Mundial de Saúde e do ACNUR – Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados.

“Espero que um cessar-fogo também ajude a lidar com as consequências globais desta guerra, que corre o risco de agravar a profunda crise de fome em muitos países em desenvolvimento que já não têm espaço fiscal para investir na recuperação da pandemia e que agora enfrentam custos crescentes de alimentos e de energia. Apelo fortemente às partes envolvidas neste conflito, e à comunidade internacional como um todo, para que trabalhem conosco pela paz, em solidariedade com o povo da Ucrânia e de todo o mundo.”, conclui.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...