Uganda: parque infantil construído com garrafas de plástico recicladas (com FOTOS e VÍDEO)



Quando Ruganzu Bruno Tusingwire venceu o primeiro City 2.0 Award, organizado pela TED, parte dos €8.100 (R$20,2 mil) foram destinados à construção de parques infantis nas favelas de Kampala, a capital do Uganda.

Tusingwire, um artista conhecido pela sua faceta ecológica, não está a construir parques infantis e de entretenimento normais. Ele usa garrafas de plástico recicladas para atingir o seu duplo objectivo social e ambiental.

Os parques pretendem criar um espaço seguro para os jovens mais pobres da sociedade ugandesa, numa altura em que muitos deles continuam a ser atingidos pelos problemas psicológicos relacionados com a guerra, pobreza e doenças.

“Já não faço arte para pendurar nas paredes e que não tem nenhuma influência na sociedade. Agora faço arte que resolve problemas das comunidades”, explicou Tusingwire nas TED. “Ajudou-me a perceber o meu valor para a sociedade”, continuou o autor do projecto Recycled Amusement.

Para além da construção de parques infantis sustentáveis, Tusingwire irá ajudar a desenvolver a comunidade local de TEDx e expandir o programa de empréstimos para eco-artistas do sexo feminino. Este programa ajuda actualmente 15 mulheres.

Veja as fotos do Recycled Amusement.

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...