Um carro desportivo eléctrico movido a água salgada (com FOTOS)
Os carros desportivos não têm a melhor reputação no que toca à sustentabilidade. Contudo, o Quant e-Sportlimousine é uma excepção. Foi concebido para atingir os 350 km/h utilizando mias nada para além de água salgada.
Mas se pensa que este carro possui um desemprenho inferior aos restantes carros desportivos topo de gama por ser ecológico, desengane-se. O sistema inovador de condução permite que o veículo, que pesa 2.300 kg, atinja os 100km/h em 2,8 segundos, o que o torna tão rápido como um McLaren P1. Já para não falar dos seus 920 cavalos.
O modelo, que foi desenvolvido pela NanoFlowcell, uma empresa sediada no Liechtenstein, foi apresentado no Motor Show de Genebra em Março deste ano e conseguiu já certificação para poder percorrer as estradas europeias em período de testes.
E como funciona este carro movido a água salgada? Funciona de forma semelhante a uma célula de hidrogénio, mas o líquido para armazenar a energia é a água salgada. O carro está equipado com dois reservatórios de água – cada um com capacidade de 200 litros. Entre os dois tanques existe uma membrana por onde passa a água e ao passar por essa membrana é gerada uma corrente eléctrica. Esta electricidade é armazenada e distribuída pelos supercapacitadores para alimentar os quatro motores eléctricos instalados no veículo, refere o Inhabitat.
Os dois tanques de 200 litros cada permitem uma autonomia de 600 km. O preço do veículo ainda não foi estabelecido, mas estima-se que pode custar mais de €1,25 milhões.
[nggallery id=963 template=greensavers]