Um compostor comunitário que também é bicicleta
O sustentável designer Benjamin Jones uniu o seu amor por bicicletas à filosofia verde e criou um compostor comunitário que não é apenas ecológico, mas também divertido de se usar.
A invenção permite que os visitantes pedalem de forma a ter um adubo orgânico fresco. Localizado no Red Gate Community Garden, em Brooklyn, nos EUA, o compostor de origem sustentável é uma parte brinquedo, uma parte máquina e todo ele diversão.
A bicicleta-compostor, com uma cabeça de madeira decorativa de um cavalo, está a ajudar a ensinar os moradores de Bedford-Stuyvesant acerca de hábitos de vida sustentáveis.
Na construção da peça, Jones incluiu-lhe as engrenagens de uma bicicleta Schwinn e dois barris de compostagem. Desta forma, os moradores do bairro podem trazer os seus resíduos para serem girados nos barris. Em vez de fazerem exercício no ginásio, vários moradores locais assumem a tarefa de pedalar nesta bicicleta para que todos os sucos da compostagem fluam. O movimento dos barris permite que todos os restos no seu interior se decomponham uniformemente, criando um fertilizante rico que pode ser espalhado no jardim Red Gate.
A bicicleta-compostor pretende ainda incentivar a consciência ecológica e os modos de vida saudáveis, através do exercício e da nutrição. O compostor Jones toca em todos estes objectivos, tornando-se numa máquina de exercícios que produz um componente que faz crescer plantas e alimentos frescos num jardim saudável. Os restos de comida que ajuda a fazer crescer podem também depois ser compostados, criando-se assim um ciclo saudável para o bairro.