Um drone que é biodegradável quando se despenha



O que acontece a um drone quando se despenha? Além de poluir e prejudicar um ambiente potencialmente sensível também poderá indicar, pelo menos no caso dos drones militares, às pessoas que estão a ser expiadas. Porém, este drone quer ser uma excepção à regra e foi construído com materiais biodegradáveis, nomeadamente materiais fúngicos, que se decompõem rapidamente numa espécie de lama assim que o aparelho se despenha.

Uma vez que o drone é feito maioritariamente de material biológico, os vestígios deixados são muito poucos. O corpo do aparelho é feito em micélio, um fungo, que é posteriormente coberto por uma camada de celulose para ficar mais resistente. Também os circuitos do drone são impressos em tinta biodegradável, o que torna ainda mais difícil a sua detecção.

O drone possui algumas partes que não são biodegradáveis, como os rotores e as baterias, mas os cientistas da NASA que o estão a desenvolver estão a trabalhar numa maneira de fazer os sensores do aparelho a partir de E. coli, tornando-os praticamente não-identificáveis em caso de despenhamento ou abate. “Ninguém vai perceber se aquilo é comida podre ou um aparelho voador”, afirma a criadora do drone biodegradável, Lynn Rothschild, cita o Inhabitat.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...