Um escritório de processamento de madeira que é uma carta de amor à madeira
Se passar por ela, provavelmente não pensará que se trata de um escritório. O edifício está cheio de vidro e rodeado de verde. Tem um aspeto brilhante e bonito. E é, na verdade, o novo escritório e fábrica da Smartmill. Esta empresa “está a mudar a indústria de transformação de madeira”, diz o “Inhabitat”.
Segundo a mesma fonte, criado por Atelier Guy Architects, o espaço da sede do SmartMill é todo de madeira, de acordo com a visão da empresa. A Smartmill fabrica sistemas automatizados para a indústria de transformação de madeira, pelo que a madeira é um negócio bastante importante por aqui.
O edifício é uma fábrica e um edifício de escritórios em funcionamento, mas também serve como uma vitrina para a inovação. Além disso, mantém uma forte ligação com a natureza. Há um pavilhão administrativo virado para a rua. A secção da fábrica faz a ligação ao quintal. O edifício em si está centrado em torno de um pátio cheio de verde.
Tudo é “brilhantemente iluminado”. A secção de administração é coberta com janelas que oferecem uma vista para o pátio exterior. A escadaria central estende-se por dois andares para permitir o acesso a todas as áreas do espaço.
Além disso, o espaço da fábrica liga-se à secção administrativa através do rés-do-chão. É feita com um telhado arqueado, graças às longas treliças de madeira que são coladas e laminadas com cola. Isto foi concebido especificamente para alcançar o maior comprimento possível sem o uso de colunas interiores. Além disso, cria uma enorme área de piso aberto com tetos altos o suficiente para que duas pontes rolantes possam funcionar.
“É um desenho ilusoriamente simples que é realmente uma maravilha de engenharia”, sublinha o site. A parte superior da oficina tem uma janela longa e horizontal que traz luz para o espaço. Quanto ao exterior do edifício, é revestido em cedro branco oriental. Este é um material local altamente durável e de baixa manutenção, para não falar de renovável. Isto dá às paredes um acabamento texturizado que cria uma bela fachada.
A madeira é utilizada de várias formas neste edifício de madeira que “honram verdadeiramente o propósito e a função da fábrica. Este é um caso em que a forma, a função, o design e a sustentabilidade se juntam perfeitamente num design que mostra exatamente como as empresas podem criar locais de trabalho saudáveis, felizes e produtivos”, conclui.