Um gafanhoto muda de pele e cria uma réplica de si mesmo (com FOTOS)

Num raro e surpreendente espectáculo da natureza, este gafanhoto foi apanhado pela objectiva de uma câmara a desfazer-se da sua velha pele, deixando para trás uma réplica perfeita de si mesmo.

Cuidadosamente, mas com grande determinação e destreza, o insecto levou 40 minutos a livrar-se da sua dura casca exterior, chamada de exoesqueleto, apenas pendurado num fiozinho de relva.

As incríveis imagens são da autoria do fotógrafo Adhi Prayoga, 41 anos, que assistiu à transformação no seu quintal em Mataram, na Indonésia.

Ele disse: “Eu observei o gafanhoto quando ele começou a virar-se de cabeça para baixo enquanto se agarrava a um pedaço de relva de 30 centímetros”.

Delicadamente, o insecto moveu o corpo para libertar a pele, deixando-a perfeitamente intacta à medida que se separavam. Isto até algumas formigas interessadas nos resquícios começarem a correr até ao local do espectáculo.

Esta é uma das fases da metamorfose do gafanhoto. Os ovos eclodem em ninfas, que parecem pequenos adultos sem asas e sem órgãos reprodutores. Estas ninfas mudam muitas vezes de pele, à medida que crescem para se tornarem adultos.

Existem cerca de 10 mil espécies de gafanhotos, com o maior deles a atingir até 11,5 centímetros de comprimento.

Em certos países, os gafanhotos são comidos por serem uma boa fonte de proteínas. Enquanto estes insectos se alimentam de plantas, os seus predadores podem ser pássaros, besouros, roedores, répteis e aranhas. Algumas moscas também comem ovos de gafanhoto.

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php